A costa mediterrânica de Espanha, especialmente as ilhas Baleares, foi afetada, este domingo, por fortes chuvas e ventos que causaram vários ferimentos leves, danos materiais e cancelamentos de voos.
Corpo do artigo
Rajadas de vento até 120 quilómetros por hora e precipitações significativas, também com granizo, afetaram as ilhas Baleares, a Catalunha (nordeste) e a Comunidade Valenciana (leste). A Agência Meteorológica Nacional (Aemet) colocou essas três regiões em alerta laranja (risco alto), de acordo com a AFP.
O vento partiu as amarras de um navio de cruzeiro turístico, de 330 metros de comprimento, que estava atracado em Palma. Ao mover-se, colidiu com um petroleiro no mesmo porto da capital das ilhas Baleares. Seis pessoas sofreram ferimentos leves no incidente, informou a Autoridade Portuária das ilhas Baleares, em comunicado.
Nas três regiões afetadas, também houve ruas inundadas e árvores arrancadas pelo vento ou pela água.
Aena, órgão responsável pelos aeroportos espanhóis, informou o cancelamento de 24 voos e a mudança de trajetória em 29 deles procedentes das ilhas Baleares.
Este episódio meteorológico, acompanhado por uma queda brusca das temperaturas, ocorre após o fim da quarta onda de calor deste verão boreal em Espanha.