Um grupo de cientistas encontrou o fóssil de uma nova espécie de dinossauro e três esqueletos de espécies relacionadas, na Argentina.
Corpo do artigo
"Percebemos que era uma nova espécie, que chamamos de Ingentia prima", disse Cecilia Apaldetti, da Universidade Nacional de San Juan, na Argentina. "Em latim, significa o 'primeiro gigante'".
O dinossauro remonta ao período Triássico, cerca de 47 milhões de anos antes dos dinossauros Diplodoco e Braquiossauro aparecerem. Não era tão grande como essas espécies e pesava cerca de dez toneladas. Mas esta descoberta é uma surpresa, no início da evolução dos dinossauros.
A nova espécie faz parte de um grupo chamado "Sauropodomorpha", que inclui dinossauros herbívoros com pescoço longo, que se tornaram os maiores animais que já caminharam na Terra. Aquele dinossauro tinha um pescoço e cauda alongados, com cerca de 10 metros de comprimento.
A nova descoberta, publicada na revista "Nature Ecology & Evolution", traz novas evidências para os estudos sobre os dinossauros.