Fotografia de "Rocky Macron" a lutar boxe divide opiniões e gera comparação com Putin
O presidente de França, Emmanuel Macron, surpreendeu ao surgir, nas redes sociais, em duas fotografias nas quais se mostra a lutar boxe. As imagens, que expõem o líder gaulês como nunca foi visto, têm sido, contudo, alvo de críticas por especialistas políticos que não o livram de ser comparado a Vladimir Putin.
Corpo do artigo
A fotógrafa oficial de Emmanuel Macron, Soazig de la Moissonnière, partilhou, esta terça-feira, na sua conta do Instagram, duas fotografias a preto e branco nas quais o chefe de Estado foi captado num momento inusitado. O presidente largou o fato e a gravata com que normalmente aparece em público para vestir uma t-shirt justa e exibir os bíceps durante uma sessão de treino de boxe. As imagens caíram que nem uma bomba em todo o Mundo e geraram burburinho em torno do líder. Nas redes sociais, há quem tenha comparado o presidente a Rocky Balboa - ou "Rocky Macron", como escreveu o jornal francês "Libération" -, mas também há quem lhe tenha apontado críticas ou feito comparações.
Numa altura em Emmanuel Macron se tem mostrado empenhado em defender a segurança da Europa e até colocou em cima da mesa a hipótese de enviar tropas da NATO para a Ucrânia, gerando a ameaça de uma guerra nuclear por parte da Rússia, surgem comparações com Vladimir Putin. Há ainda a teoria de que as fotografias que mostram a viralidade e força de Macron foram pensadas como uma mensagem de demonstração de força direcionada ao líder do Kremlin.
"Não sei se [as fotos] foram retocadas ou não, e não importa. O que sei é que fazem parte do virilismo neopopulista de que hoje gostam alguns líderes, a começar pelo mestre do género Vladimir Putin”, escreveu o professor de História Contemporânea na Universidade de Lorena, Eric Anceau, na rede social X, fazendo referência aos momentos em que o presidente da Rússia foi sendo captado ao longo dos anos, mostrando-se em tronco nu em diferentes circunstâncias, seja a andar a cavalo, a pescar ou a praticar artes marciais.
Macron “é um tecnocrata que desafia o estilo populista, tentando responder ao [presidente russo] Vladimir Putin no seu próprio terreno”, considera Philippe Moreau-Chevrolet, especialista em comunicação política, em declarações à AFP. Moreau-Chevrolet refere ainda que, com a prática do boxe, o presidente francês direcionou-se para um desporto “compatível com o exercício do poder estatal", uma vez que se trata de “um desporto violento, mas com regras, tal como na política". O especialista salienta ainda que esta é uma imagem "muito teatral de um herói a superar o sofrimento”, o que, na sua perspetiva, não é uma novidade na forma como o líder do Palácio do Eliseu se apresenta.
Além das críticas de especialistas políticos e de comunicação, a fotografia também causou mossa na Assembleia Nacional. A deputada francesa Sandrine Rousseau republicou uma das imagens de Macron com o comentário: “Que derrota para o progressismo. E que pobreza de comunicação política”.
Outras reações de utilizadores na Internet focaram na evidente musculatura do presidente, surgindo muitos comentários que acusam a fotógrafa oficial de Emmanuel Macron de ter recorrido à edição de imagem para causar mais impacto. Embora, em outras circunstâncias, o líder tenha aparecido numa forma física não tão robusta, é público que agora é frequentador assíduo de clubes de boxe. Quem o confirmou foi a mulher, Brigitte Macron, durante uma entrevista em novembro de 2023, garantindo que o presidente pratica o desporto "duas vezes por semana " durante "45 minutos" com o intuito de "fortalecer o core".
No início do ano, a 8 de janeiro, Macron já tinha aparecido num vídeo com roupa de boxeador e luvas no ombro para assinalar os 200 dias que faltavam para a cerimónia de abertura das Olímpiadas de Paris.
Esta não é a primeira vez que o líder gaulês dá que falar depois de terem sido partilhadas fotografias suas em situações mais descontraídas. Em março de 2022, a fotógrafa mostrou o presidente a andar pelos corredores do Palácio do Eliseu enquanto vestia uma sweatshirt, calças de ganga e tinha a barba por aparar.