Fragmentos de lajes de mármore encontrados em Ostia Antica, um parque arqueológico perto de Roma, revelam algumas das atividades diárias do imperador romano Adriano.
Corpo do artigo
Os detalhes foram inscritos em "fasti ostienses", um tipo de calendário que regista eventos que envolviam imperadores e outras autoridades da Roma antiga, redigidos pelo pontifex Volcani, a mais alta autoridade religiosa local.
De acordo com o jornal britânico "The Guardian", os fragmentos foram encontrados no fórum de Porta Marina, um grande edifício retangular onde "fasti ostienses" foram esculpidos em colunas.
Um dos dois fragmentos recém-recuperados, que parecem combinar perfeitamente com outro encontrado anteriormente no local, data de 128, durante o reinado de Adriano. A inscrição refere-se a eventos ocorridos naquele ano, incluindo 10 de janeiro, quando Adriano recebeu o título pater patriae, ou pai do seu país, e a mulher, Sabina, o de Augusta. De acordo com a inscrição, Adriano celebrou a ocasião oferecendo um congiar dedit, ou doação em dinheiro, ao povo.
No mesmo ano, em 11 de abril, há referências à viagem de Adriano a África antes de regressar a Roma entre julho e agosto. Antes de uma viagem subsequente a Atenas, Adriano consagrou um edifício em Roma que os especialistas acreditam que poderia ser o Panteão ou o Templo de Vénus e Roma, possivelmente em 11 de agosto, que terá marcado o seu 11.º aniversário como imperador.
Segundo o diretor do parque arqueológico, Alessandro D'Alessio, a "extraordinária descoberta" faz novas rveelações sobre as atividades de Adriano, incluindo os edifícios que construiu em Roma, ajudando a entender melhor a história da antiga Ostia. Por sua vez, o ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano, considera que as escavações fornecem novas informações sobre a vida em Ostia e Roma.
Fragmentos de "fasti ostienses" foram descobertos no local pela primeira vez em 1940 e 1941 e depois entre 1969 e 1972, incluindo um que se junta ao fragmento recentemente descoberto. A laje combinada narra o período entre 126 e 128. Alguns dos fragmentos do calendário, que variam entre 49 e 175, estão em exibição nos Museus do Vaticano.