A França identificou até agora pelo menos 54 episódios de covid-19 da variante detetada na Índia que levaram à contaminação de mais de 100 pessoas, segundo apuraram as autoridades sanitárias após análise aos vírus.
Corpo do artigo
Há 48 de episódios desta variante em que as pessoas infetadas tinham viajado recentemente para o estrangeiro, nomeadamente viagens para a Índia, mas também Suíça, Nepal, Maldivas ou Espanha.
Quanto ao resto dos episódios, é desconhecida a sua origem, incluindo a de um adolescente no sudoeste da França que não teve contacto com ninguém vindo da Índia ou de Inglaterra.
As autoridades sanitárias consideram que a multiplicação destes episódios, alguns identificados tardiamente já que não estão ligados diretamente à Índia "aumentam o risco de contaminação autóctone desta variante".
A variante indiana parece não ter até agora impacto nos números da pandemia no país, já que as hospitalizações estão agora abaixo dos 15 mil e há 2.571 pacientes em estado grave internados nos cuidados intensivos. Estes indicadores têm vindo a baixar de forma consistente nas últimas semanas.
Desde quinta-feira morreram no país 81 pessoas e foram detetados 6.953 novos casos.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.704.003 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.