As forças de segurança francesas detiveram, esta quarta-feira, mais um “influencer” de origem argelina por “apelar a atos violentos”, na sequência de uma série de operações recentes que levaram à escalada do conflito diplomático entre Paris e Argel.
Corpo do artigo
O ministro do Interior francês, Bruno Retailleau, comunicou a última detenção nas redes sociais, salientando que o homem detido, Rafik Meziane, “terá encorajado ataques em território francês a partir do seu perfil no TikTok”.
“Obrigado aos investigadores e às forças da ordem pelo seu profissionalismo. Não deixaremos passar nada”, avisou o governante, que chegou a acusar publicamente a Argélia de tentar humilhar a França por tentar impedir as deportações de "influencers" com perfis deste género.
A detenção de vários “influencers” em poucas semanas agudizou as já conturbadas relações diplomáticas com a Argélia, país com o qual a França já marcou distâncias precisamente por causa de outra detenção, a do escritor franco-argelino Boualem Sansal.
O escritor foi detido em meados de novembro em Argel depois de ter regressado de França, após ter feito comentários controversos sobre a colonização.