Deslocação de massa de ar gelado tornará as temperaturas negativas até em regiões como a Florida e a costa do golfo do México, onde estas previsões não são habituais.
Corpo do artigo
Nas próximas semanas, grande parte dos EUA registará temperaturas muito abaixo da média para a altura do ano, numa vaga de ar frio que se prolongará até meados de janeiro. O alerta é do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) dos EUA, segundo o qual o frio polar atingirá em força a Florida e a costa do golfo do México.
Na origem da previsão está a deslocação do "vórtice polar", com massas de ar frio a expandirem-se para os EUA.
“Esta será provavelmente a vaga de frio mais significativa que vemos em anos", afirmaram os meteorologistas do NWS, citados pelo "The New York Times".
As previsões apontam ainda para a acumulação de 15 centímetros de neve nas planícies centrais do Mississipi, ao longo da Interestadual 70. Também é esperada a formação de gelo e a queda de granizo e chuva gelada no Kansas, cenário que deverá estender-se aos vales do Tennessee e Ohio, durante o fim de semana. Nos Grandes Lagos, a temperatura poderá chegar aos -20º C.
No domingo e na segunda-feira, o mau tempo, com ventos fortes e trovoadas, deverá chegar também ao leste do Texas, Luisiana e Arkansas.