Uma fuga de petróleo num oleoduto está a provocar uma maré negra na costa da Califórnia, Estados Unidos. Em Santa Bárbara já foi declarado o estado de emergência. Estima-se que tenham sido derramados cerca de 400 mil litros de crude em terra e no mar.
Corpo do artigo
A declaração de emergência permite que o estado mobilize com rapidez todos os recursos disponíveis, explicou, em comunicado, Jerry Brown, governador da Califórnia.
Segundo os últimos cálculos das autoridades, o derrame de petróleo que terá tido início na passada terça-feira poderá atingir os 400 mil litros, o que constitui "o pior cenário possível". Já foi aberta uma investigação para explicar o que terá provocado a rotura do oleoduto.
Em Santa Bárbara, a norte de Los Angeles, já é visível uma mancha negra em terra e no mar que, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, se estende por mais de 14 quilómetros.
As equipas de limpeza trabalham sem parar e já terão removido cerca de 26 mil litros de crude.
A companhia responsável pelo oleoduto está a fazer escavações para chegar à rotura e proceder à reparação da tubagem ali instalada desde 1987. Segundo os registos federais, a mesma companhia, tem acumuladas 175 infrações de segurança e manutenção de 2006, segundo informou o Los Angeles Times.
Santa Bárbara é uma zona com intensa atividade petrolífera. Em 1969, uma fuga numa das plataformas de petróleo provocou uma das maiores marés negras do Pacífico, com um derrame de quase 16 milhões de litros de crude.