O funeral do senador Edward Kennedy realiza-se hoje, sábado, no cemitério de Arlington, perto de Washington, onde também estão sepultados os seus irmãos, o antigo presidente John F. Kennedy e Robert Kennedy, assassinados nos anos 1960.
Corpo do artigo
Antes, será realizada uma missa de exéquias privada na Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em 1878 e conhecida como a Igreja da Missão, no bairro de Mission Hill, em Boston.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará o elogio fúnebre do senador.
Vão assistir também à cerimónia os antigos presidentes Jimmy Carter, Bill Clinton e George W. Bush.
Inicialmente, estava confirmada a presença de George H. W. Bush, mas um porta-voz informou sexta-feira que o ex-presidente não irá comparecer às cerimónias fúnebres.
O porta-voz disse que George H. W. Bush, de 85 anos, e a sua mulher Barbara decidiram não ir ao funeral, sendo representados pelo filho, o também antigo Presidente George W. Bush.
O corpo de Edward Kennedy esteve durante dois dias (quinta-feira e sexta-feira) em câmara ardente na Biblioteca Presidencial John F. Kennedy, em Boston.
Kennedy tem direito a ser enterrado em Arlington por ter sido congressista e por ter prestado serviço no exército durante dois anos, entre 1951 e 1953.
O cemitério de Arlington, Virgínia, está reservado a militares e a figuras importantes dos Estados Unidos, como ex-presidentes e juízes do Supremo Tribunal.
Nele estão enterrados outros membros da família, como a antiga primeira-dama Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis e o filho-bebé do antigo presidente, Patrick, que morreu com dois dias.
Edward Kennedy morreu terça-feira à noite, depois de lhe ter sido diagnosticado em Maio de 2008 um tumor cerebral.