Distinguem-se por terem um lenço vermelho semelhante e fazem questão que todos saibam de onde são, pela tarja que carregam consigo: Paróquia de San Lorenzo Mártir, na região de Salta, Argentina. O acaso fez com que estivessem na capital italiana esta semana e querem prestar homenagem ao conterrâneo neste momento.
Corpo do artigo
Rosario de los Ríos é uma das líderes do grupo e não esconde a emoção ao falar do Papa Francisco, com uma lágrima sem ali prestes a escorrer pelo rosto enquanto conversa com o JN, em frente à Basílica de Santa Maria Maior. "É muito emocionante e estou muito emocionada. Somos um grupo de 30 pessoas que vieram em peregrinação para o Ano Santo e, com isto do Papa... É uma graça de Deus poder estar aqui neste momento para o velório e funeral do Papa".
Rosario ainda se lembra da festa de há 12 anos, quando o então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi escolhido pelo conclave para tomar as rédeas da Igreja Católica e, desde então, os argentinos vão seguindo o seu pontificado. Aliás, há dois anos Rosario esteve aqui, no Vaticano, com o Papa, na Praça de São Pedro. "Francisco é uma pessoa muito importante para nós. Todos os ensinamentos que nos deixou, tudo o que nos deixou. É realmente uma pessoa que nos marcou muito como argentinos".
Também no mesmo grupo, Raul Ríos lembra o trabalho de Francisco, como a nova postura sobre o casamento de divorciados e a tentativa de atrair os mais jovens para o seio da Igreja Católica."Enche-nos de satisfação ele ter essa abertura, porque a religião precisa disso. Ouvimos que há cada vez menos vocações e que isso está a acabar. Quem serão os portadores da voz? Aqueles que verdadeiramente creem em Cristo e transmitem a sua mensagem".
Lembra ainda a canonização, agora suspensa devido às cerimónias fúnebres, do brasileiro Carlo Acutis, que se tornaria o primeiro santo da geração "millennial". Uma decisão que põe em evidência "a mensagem do Papa, para atrair os jovens e a livrar a Igreja de mitos. Tentou unir o catolicismo e é por isso que esta multidão hoje visita Roma para ouvir a mensagem dele".