O furacão Irma tocou a ilha de Barbuda, nas Caraíbas, com ventos na ordem dos 295 km/h.
Corpo do artigo
Definido com o maior furacão atlântico de que há memória, o Irma, ameaça as Caraíbas. Segundo os meteorologistas tocou terra pela na ilha de Barbuda primeira vez desde que se formou no Atlântico na ilha, mas até ao momento ainda não há registo de estragos.
O "olho" do ciclone passou sobre Barbuda pelas 2 horas (7 horas em Portugal continental), acompanhado por ventos que chegaram aos 295 quilómetros por hora, indicou o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês).
905313235041177600
O furacão encaminha-se agora na direção de Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Cuba, sendo esperado na Florida no fim de semana. Segundo o meteorologista John Morales, o Irma é "um dos furacões mais intensos de toda a história".
8749666
Nas Bahamas, o primeiro-ministro, Hubert Minnis, ordenou, na terça-feira, a evacuação das ilhas do sul do arquipélago devido à aproximação de furacão Irma.
Segundo Minnis, a tempestade de categoria 5, o máximo na escala de Saffir-Simpson, representa uma ameaça para as ilhas de Mayaguana, Inagua, Crooked Island, Acklins, Long Cay e Ragged Island.
8751154
As pessoas que vivem nessas ilhas vão ser retiradas de avião na quarta-feira e deslocadas para Nassau, na ilha de New Providence. De acordo com o primeiro-ministro, esta será a maior evacuação por furacão na história das Bahamas.
As pessoas que decidirem ficar correrão "grande perigo" devido ao que apelidou de um furacão "monstruoso". Minnis alertou que podem não estar disponíveis equipas de resgate para os salvar quando a tempestade atingir o seu pico, entre quinta-feira e sexta-feira.