O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos alertou hoje que o furacão Sandy, a 760 quilómetros de Nova Iorque, poderá provocar uma subida do nível da água nas zonas baixas da cidade de mais de três metros.
Corpo do artigo
No seu boletim das 3 horas, o Centro Nacional de Furacões norte-americano indicou que o Sandy avançava a 22 quilómetros por hora, devendo atingir hoje o território norte-americano, e que nas imediações do porto de Nova Iorque a água poderá elevar-se mais de três metros e causar inundações na cidade.
Esta situação ocorreu no domingo em Miami Beach e noutras áreas da Florida.
O Sandy regista ventos máximos de 120 quilómetros por hora e avança no sentido nordeste a 22 quilómetros por hora, estando grande parte da costa do Estado da Carolina do Norte sob alerta, bem como as Bermudas.
Cerca de 7400 voos domésticos e internacionais foram cancelados, principalmente nos aeroportos de Nova Iorque, Washington e Filadélfia.
Em Nova Iorque, todos os serviços de transporte público -- metro, autocarros e comboios - estão hoje suspensos, a bolsa estará hoje fechada e possivelmente também na terça-feira, foram retiradas 375 mil pessoas das zonas em risco de inundação e cerca de 1100 soldados foram mobilizados para as emergências que possam surgir.
Os espetáculos musicais da Broadway previstos para domingo e segunda-feira foram cancelados e em New Jersey os casinos de Atlantic City foram encerrados.
O furacão causou 66 mortos aquando da sua passagem pelas Caraíbas.