As tropas dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil preparam-se para embarcar nas "lagartas" para mais uma incursão no complexo de favelas do Alemão, no subúrbio do Rio de Janeiro.
Corpo do artigo
Os soldados estão a garantir o apoio logístico da operação que permite conduzir os agentes da Polícia para o interior das favelas.
Desde quinta-feira, estão a decorrer inúmeras incursões no conjunto de favelas do Alemão e outras comunidades da região.
A agência Lusa acompanha as operações das autoridades, a partir da base operacional de onde saem os comandos das acções Nesta área, mais protegida dos confrontos, é possível ver dezenas de blindados estacionados nas ruas e helicópteros a sobrevoar a região que reúne 10 bairros e 40 favelas, onde vivem cerca de 400 mil pessoas.
Nesta base de operações, muitos moradores resolveram passar o dia ensolarado de domingo a observar as acções da Polícia.
Segundo descreveu um militar dos fuzileiros navais que coordena as operações logísticas, "hoje virou um verdadeiro dia de praia".
A área do batalhão da Polícia Militar está numa aparente tranquilidade, no início da tarde de hoje, domingo.
Apesar do movimento grande de militares, polícias e imprensa, muitos moradores ficaram a tirar fotos.
Muitos cariocas estão a presenciar pela primeira vez uma acção militar desta dimensão que envolve 2600 agentes de segurança.
Nas proximidades da favela da Vila Cruzeiro, ocupada pela tropa de elite da Polícia Militar desde quinta-feira, o clima já é de normalidade.
O comércio já voltou a funcionar, mas nas escolas, as aulas permanecem suspensas, e é possível ver muitas crianças próximo dos veículos militares.
O comandante-geral da Polícia Militar no Rio de Janeiro declarou que as autoridades "venceram" os traficantes entrincheirados no Complexo do Alemão, menos de duas horas depois do início do assalto, cerca das 10 horas (hora de Lisboa).
"Vencemos", disse Mário Sérgio Duarte à Globo, pouco menos de duas horas depois do início da operação de assalto ao Complexo do Alemão, onde supostamente estavam barricados cerca de 600 traficantes.
Ainda de acordo com a Globo, a polícia apreendeu uma grande quantidade de drogas - sobretudo marijuana e cocaína.