A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Força Aérea Portuguesa resgataram, esta segunda-feira, 56 migrantes ao largo do Cabo Gata, sudoeste de Almeria, Espanha. A GNR adianta ainda que no seguimento da ação, os militares identificaram um homem por suspeita de ligação à rede de imigração ilegal.
Corpo do artigo
Após um primeiro alerta da Força Aérea Portuguesa, dando conta de uma pequena embarcação com 15 pessoas a bordo, todos homens, a sudoeste de Almeria, em Espanha, foi acionada a Lancha de Patrulhamento Costeiro que, em coordenação com a tripulação do avião da Força Aérea, chegou à embarcação.
No mesmo dia, e após este primeiro resgate, a Guardia Civil detetou uma outra embarcação, tendo sido a Lancha de Patrulhamento Costeiro novamente acionada. Foi detetada uma pequena embarcação de pesca, tendo sido resgatadas as 41 pessoas que seguiam a bordo.
Em ambas as situações e tendo em conta a falta de condições de segurança das embarcações, os militares da GNR deram início à operação de transferência dos migrantes para bordo da embarcação portuguesa, nomeadamente, de 51 homens, uma mulher e quatro crianças.