Um raro exemplar de golfinho albino cor-de-rosa foi avistado no lago Calcasieu, no estado do Louisiana, EUA, e tornou-se a estrela das redes sociais.
Corpo do artigo
"Pinky", como foi batizada pela população, foi avistada pela primeira vez em 2007 e é um dos ex-libris entre a comunidade de pescadores daquela região. Vista várias vezes ao longo dos verões, conseguir cruzar-se com ela tornou-se numa pequena recompensa para quem passa horas a fio na água. Este verão, multiplicaram-se os encontros.
Erick Rue, do Calcasieu Charter Service, contou à revista "Newsweek" que o primeiro avistamento, ainda "Pinky" era bebé, aconteceu em 2007. "Vinha em direção à costa e a água estava mesmo muito calma. Vi um grupo de golfinhos e algo me pareceu diferente num deles. Esperei. Quando voltaram à superfície, um era cor-de-rosa! Era maravilhoso", lembrou Rue, que ao longo dos anos conseguiu tirar centenas de imagens.
[Twitter:641454745278914564]
Apesar de não ser caso único entre os golfinhos, existem muito poucos exemplares de golfinhos rosa no mundo. "Pinky" será albina, segundo a teoria que prevalece na região, já que os golfinhos albinos não são brancos, mas ganham uma pigmentação cor-de-rosa.
"Cem por cento rosa", exclama Rue, que recusa a teoria de que"Pinky" seja um exemplar do golfinho do Amazonas, que é naturalmente cor-de-rosa. "Sei que existem golfinhos no Amazonas, mas são um pouco feios e manchados. Este é mesmo de um rosa suave de uma ponta à outra".
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOOA) dos EUA tem registo de apenas mais dois casos semelhantes no Golfo do México, um avistado pela primeira vez em 1994 e outro em 2003.