O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, visitou hoje, sábado, de surpresa o Afeganistão, pela quarta vez nos últimos 12 meses.
Corpo do artigo
Em declarações na província de Helmand, no sul do país, Brown disse que vai acelerar o treino dos soldados e da polícia afegã, que actualmente está a ser feito por britânicos, para que possam "assumir a responsabilidade" da segurança interna do país.
Numa visita aos soldados britânicas em Helmand, Brown sublinhou a "coragem" e "profissionalismo" das tropas inglesas.
"Este tem sido o Verão mais difícil no Afeganistão porque os talibãs tentaram impedir a realização das eleições.
Creio que as nossas forças mostraram uma capacidade de resposta extraordinária neste período", afirmou Brown, considerando que a segurança internacional depende de paz no Afeganistão.
O Reino Unido dispõe actualmente de 9.000 soldados no Afeganistão, na sua maioria em Helmand, mas 207 militares britânicos perderam a vida desde o início das operações, em 2001.
Gordon Brown declarou que o Reino Unido vai enviar mais equipamentos, designadamente veículos blindados, para melhorar o nível de desempenho das tropas britânicas.
Segundo a BBC, Brown foi ao Afeganistão com o intuito de deixar claro a importância da intervenção das tropas britânicas no país e preparar terreno para o envio de mais soldados.