Um gorila de apenas cinco meses foi resgatado do compartimento de carga de um avião que seguia da Nigéria para a Tailândia. O bebé está em recuperação no jardim zoológico de Istambul, enquanto as autoridades avaliam a sua possível reintegração no seu habitat natural.
Corpo do artigo
O gorila, apelidado de Zeytin, foi descoberto dentro de uma caixa no mês passado. O animal apresentava sinais de trauma, mas tem demonstrado progressos significativos, de acordo com a equipa veterinária.
“Quando chegou, era muito tímido e ficava onde o deixávamos. Agora já brinca sozinho e quase não se importa connosco”, explicou Gulfem Esmen, veterinária responsável pelo cuidado de Zeytin.
De acordo com o jornal britânico "The Guardian", as autoridades turcas de conservação da natureza afirmam que o objetivo principal é garantir que o gorila possa ser reintegrado na vida selvagem em condições seguras.
A descoberta de Zeytin, que é uma das espécies de gorilas ameaçadas de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, representa mais um alerta para a necessidade de medidas de combate ao comércio ilegal de animais selvagens.
As viagens ilegais de animais em Istambul tem aumentado no Aeroporto Sabiha Gökçen. Em outubro, as autoridades apreenderam 17 crocodilos-do-nilo e 10 lagartos-monitores transportados ilegalmente por um passageiro.