O ministro do Desenvolvimento Internacional britânico admitiu que existe alguma confusão sobre o que se passa em Tripoli, incluindo a detenção de um dos filhos de Muammar Kadafi, que entretanto foi visto em liberdade.
Corpo do artigo
Andrew Mitchell atribuiu informações contraditórias ao "nevoeiro de guerra" na Líbia, onde continuam a registar-se confrontos entre rebeldes e as forças do regime.
Em entrevista esta manhã de terça-feira à BBC Radio 4, Andrew Mitchell comentou também a reaparição de Seif Al-Islam Kadhafi, um dos filhos do líder líbio, que na segunda-feira tinha sido dado como detido pelos rebeldes.
O ministro britânico reconheceu que "houve muita confusão e diferentes linhas de comunicação" durante a chegada à capital dos rebeldes e que é provável que a situação continue instável.
Todavia, reafirmou a ideia de que os rebeldes controlam a maior parte de Tripoli e o regime do regime de Kadhafi está próximo do fim.
"O progresso extraordinário nos últimos três dias é sinal indicativo do que se passa no terreno", afirmou.
O Governo britânico realiza hoje uma segunda reunião do Conselho de Segurança Nacional sobre a situação na Líbia, desta vez chefiada pelo vice primeiro-ministro, Nick Clegg.
Na segunda-feira, o primeiro-ministro, David Cameron, exortou a comunidade internacional a preparar a reestruturação do país do norte de África.