O governo espanhol anunciou, esta sexta-feira, a existência de um projeto de "revisão geral" dos limites de velocidade na linha ferroviária espanhola. O objetivo é "melhorar a segurança" da rede, depois do acidente que vitimou 79 pessoas na Galiza.
Corpo do artigo
A ministra do Fomento espanhol, Ana Pastor, anunciou que o Governo está a levar a cabo uma série de medidas preventivas que possibilitem a redução de acidentes ferroviários. "Toda a rede será analisada e, de acordo com esta análise, decisões serão tomadas de maneira a melhorar a segurança", cita o "El País".
Entre as principais mudanças, espera-se a redução dos limites de velocidade nos comboios, depois de no mês passado, um acidente ter causado 79 mortos e 150 ferios, numa curva a apenas quatro quilómetros da estação de Santiago de Compostela.
Presente na Comissão de Fomento do Congresso de Deputados, em Madrid, Ana Brito acrescentou o reforço e a revisão da sinalização nas ferrovias e acrescentou que deverão também ser criados testes para avaliar as condições físicas e psicológicas dos maquinistas e restantes profissionais.
A ministra expressão, ainda, o apoio do Governo às famílias das vítimas do acidente, de 24 de julho, salientando que o Governo se encontra a apoiar o processo de investigação levada a cabo pelas forças judiciais e pela comissão técnica de acidentes.
"Todos os acidentes deixam atrás de si vidas cortadas, vítimas que jamais devem ser esquecidas. Temos de clarificar todas as circunstâncias que rodearam o acidente", afirma. Em jeito de agradecimento, foram também mencionadas as mais de três mil pessoas, entre os quais agentes policiais, bombeiros, médicos e enfermeiros que deram apoio às vítimas.
Na mesa, está também a possibilidade de criação de um plano de assistência"específico para todas as vítimas de acidentes ferroviários", semelhante ao que foi aprovado, no passado dia 2 de agosto, para o apoio a familiares e sobreviventes de acidentes aéreos.