O governo turco vai começar a trabalhar, em parceria com os principais partidos de oposição, na elaboração de uma nova constituição.
Corpo do artigo
"Todos os principais partidos estão prontos para começar a trabalhar numa nova constituição", disse o primeiro-ministro Binali Yildirim, em Ancara, capital da Turquia, acrescentando que este assunto ficou esclarecido numa reunião entre o presidente Recep Tayyop Erdogan e dois líderes da oposição.
Yildirim disse que numa primeira fase será feita uma "pequena alteração" na constituição no rescaldo da tentativa do golpe de Estado que ocorreu a 15 de julho. "Será feita uma pequena alteração na remoção de obstáculos na atual constituição", diz o primeiro-ministro turco.
Acrescentou que o trabalho para a realização de uma nova constituição marca uma questão que tem sido uma das mais controversas na política turca ao longo dos últimos meses.
Erdogan e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) querem introduzir um sistema presidencialista, mas o primeiro-ministro Yildirim não mencionou isso no seu discurso.
O presidente Erdogan reuniu-se também com o líder do Partido Republicano do Povo (CHP), Kemal Kilicdaroglu, e Devlet Bahceli líder do Partido do Movimento Nacionalista (MHP) numa reunião para encontrar "harmonia política" após o golpe de Estado falhado.
A constituição atual foi elaborada na sequência do golpe de 1980.