
Combatentes das forças rebeldes pró-russas começaram a abandonar algumas zonas
Maxim Zmeyev/Reuters
As forças do Governo ucraniano hastearam, este sábado, a bandeira do país em Slaviansk, depois de libertar a cidade do domínio dos rebeldes pró-russos, declarou o ministro da Defesa da Ucrânia num comunicado emitido pela Presidência.
"Há um minuto atrás, a bandeira nacional ucraniana foi hasteada na autarquia de Slaviansk, diante de uma linha de soldados ucranianos", declarou o ministro da Defesa ucraniano Valeriy Geletey, que já comunicou a notícia ao Presidente do país, Petro Porochenko.
O ministro acrescentou que o restabelecimento dos serviços sociais essenciais e o funcionamento da polícia já tinham começado em Slaviansk, um dos bastiões dos rebeldes no sudeste da Ucrânia.
Porochenko felicitou os soldados e pediu aos responsáveis militares, até ao final do dia, a lista daqueles que se destacaram na tomada das localidades de Mykolayivka, Semenivka e da cidade de Slaviansk.
Uma missão humanitária já começou a fornecer assistência aos habitantes de Slaviansk, indicou ainda a Presidência ucraniana.
Os chefes militares na região informaram o Presidente que há a previsão de uma nova operação, estando uma unidade de reconhecimento em Kramatorsk, a 15 quilómetros de Slaviansk, para verificar se a cidade, onde estariam rebeldes pró-russos, não está minada.
Mais cedo, o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, na sua página da rede social Facebook, anunciou que os combatentes pró-russos e o seu principal líder, Igor Strelkov, haviam saído da cidade de Slaviansk, um dos bastiões dos rebeldes no sudeste da Ucrânia.
