Granizo do tamanho de bolas de golfe destrói carros e provoca inundações em Espanha
Uma forte tempestade de granizo acompanhada de ventos fortes, ontem à noite, na localidade de El Ejido, em Almeria, Espanha, destruiu “milhares de hectares” de estufas, inundou várias estradas e causou danos em centenas de veículos estacionados nas ruas do município, segundo o seu presidente, Francisco Góngora.
Góngora explicou, à Canal Sur, que as fortes chuvas, com pedras de granizo do tamanho de bolas de golfe, começaram às 22 horas tendo chovido mais de 40 litros de água por metro quadrado num curto espaço de tempo. A tempestade causou “muitos estragos e danos muito graves em centenas de veículos, vias públicas, centros desportivos, quintas, edifícios industriais e habitações”.
“Esta manhã, estamos a avaliar os estragos, a tentar abrir estradas que se tornaram impraticáveis, a prestar socorro em algumas caves porque os estragos são muito extensos e durante toda a manhã vamos estar a avaliar e a tentar repor, na medida do possível, a circulação, que em muitos locais está impedida”, disse Góngora.
O autarca congratulou-se com o facto de, na altura em que começou a forte tempestade de granizo, “não haver praticamente pessoas na rua, porque se caísse, com a força do impacto que caiu no chão, poderíamos estar a lamentar ferimentos pessoais muito graves”. Góngora visitou a zona das estufas ao início da manhã desta terça-feira e advertiu que “milhares de hectares foram afetados e algumas explorações, que não são poucas, desmoronaram”. “O panorama é terrível e muito preocupante”, acrescentou o conselheiro, que espera que ‘o pior já tenha passado’.
Centenas de pedidos de ajuda
Os serviços de emergência atenderam mais de 200 incidentes em toda a região da Andaluzia desde as 21 horas de segunda-feira até às primeiras horas desta terça-feira. A província de Almeria - e especialmente o município de El Ejido - foi a mais afetada, com mais de metade das ocorrências registadas devido a inundações em caves, garagens e edifícios subterrâneos. Seguiram-se as províncias de Málaga (60) e Granada (cerca de 50).
Fontes do 112 Andaluzia, dependente da Junta, explicaram à Europa Press que o pior da DANA (Depressão Isolada de Altos Níveis) se concentrou no município almeriense de El Ejido, onde uma forte tempestade de granizo, entre as 22 e as 00 horas, provocou danos significativos em casas e estufas. Foram registados cerca de trinta ramos caídos, janelas partidas, painéis solares e danos no mobiliário urbano.
No caso da província de Málaga, os municípios mais afectados foram Benalmádena, Mijas, Fuengirola e a cidade de Málaga. A Junta de Andaluzia activou a partir das 00.14 horas desta terça-feira a fase de pré-emergência na situação operacional 0 do Plano de Emergência por Risco de Inundações (PERI) no leste da Andaluzia devido à precipitação registada e às previsões meteorológicas para as próximas horas, segundo informou o serviço unificado de emergências 112 nas suas redes sociais.
Semana de mau tempo
Uma DANA (Depressão Isolada de Altos Níveis) e uma tempestade de vento vão provocar chuvas generalizadas na Península e nas Baleares durante esta semana, de acordo com o aviso especial emitido pelo porta-voz da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET), Rubén del Campo. Estes aguaceiros serão especialmente fortes no Arco Mediterrânico. Em certas zonas da Comunidade Valenciana e da região de Múrcia, a precipitação poderá ultrapassar os 150 litros por metro quadrado (l/m2) em menos de 24 horas na terça-feira.
