
Entre as vítimas encontram-se, pelo menos, seis menores, duas mulheres grávidas, vários idosos e funcionários do local
Foto: Daniel Sanchez/EPA
A Cruz Vermelha mexicana confirmou, no sábado, 23 mortos e dezenas de feridos numa explosão, seguida de incêndio, num supermercado da cadeia Waldo's, em Hermosillo, capital do estado de Sonora.
Corpo do artigo
"Sim, temos esse número, 23 mortos, até o momento: 12 mulheres; cinco homens; quatro meninas e dois meninos", informou Carlos Freaner Figueroa, presidente nacional da Cruz Vermelha Mexicana.
O sinistro ocorreu por volta das 15 horas, (21 em Portugal continental), num estabelecimento da Waldo's, quando a loja estava cheia de clientes, face ao pagamento dos salários quinzenais e a habitual corrida às compras prévias ao Dia dos Mortos.
De acordo com um relatório preliminar das autoridades locais, entre as vítimas encontram-se, pelo menos, seis menores, duas mulheres grávidas, vários idosos e funcionários do local.
O governador de Sonora, Alfonso Durazo Montaño, expressou através das redes sociais condolências aos familiares das vítimas e garantiu que a administração local prestará apoio integral aos afetados.
"Expresso as minhas mais profundas condolências às famílias e entes queridos das pessoas que faleceram no incêndio ocorrido hoje no Centro de Hermosillo. O governo do estado prestará atenção pontual e integral às vítimas e seus entes queridos", afirmou o governante.
"Até ao momento, há 23 mortos e 11 feridos. Infelizmente, há menores entre as vítimas", confirmou o governador num vídeo publicado nas redes sociais. Os feridos estão a ser atendidos em diferentes hospitais da cidade, precisou.
"Ordenei uma investigação aprofundada e transparente para apurar as causas do acidente e determinar as responsabilidades", acrescentou Durazo.
O Ministério da Segurança Pública local descartou que o acidente tenha sido um "ataque" ou um "evento relacionado com ato de violência" dirigido contra civis.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou na rede social X condolências "às famílias e aos entes queridos das pessoas falecidas".
As equipas dos Bombeiros, da Polícia Municipal e da Proteção Civil continuam no local, que permanece isolado enquanto se investigam as causas do sinistro.
