Guarda Nacional russa agrediu público de espetáculo de punk-rock e fez várias detenções

Repressão das autoridades levou ao cancelamento do espetáculo de música punk-rock numa discoteca em Moscovo
Foto: Tatyana Makeyeva/AFP
A Guarda Nacional russa carregou violentamente, na terça-feira, sobre o público de um espetáculo de música punk-rock numa discoteca em Moscovo e deteve várias pessoas por suspeitas de seguirem canais ucranianos ou pacifistas na plataforma digital Telegram.
Segundo relatam esta quarta-feira vários órgãos de comunicação social russos, um concerto do festival "Harvest" no estabelecimento de diversão noturna "MOtiga" foi interrompido abruptamente por oficiais da Rosgvardia, que empunhavam bastões e armas de descarga elétrica (tasers) e agrediram várias pessoas.
As mesmas fontes descreveram que os agentes da autoridade exigiram ver as subscrições eletrónicas de diversos suspeitos e propuseram-lhes passarem a ficar registados com contas controladas pelas Forças Armadas russas, efetuando ainda buscas por drogas no local.
O concerto foi depois cancelado, após ter sido promovido pelos organizadores como parte de um "festival alternativo", com as principais bandas musicais de "hardcore, punk e metal da Rússia".
