As imagens do momento da fuga da prisão de El Chapo mostram como os guardas prisionais ignoraram os sinais de que algo se passava. O traficante mexicano fugiu no passado mês de julho. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Um vídeo recentemente divulgado revela novos pormenores sobre a fuga de El Chapo. As imagens anteriormente fornecidas pelas autoridades mostravam apenas os momentos imediatamente antes e depois da fuga, sem som.
[Youtube:akwtY9u0a5w]
Agora existe uma versão mais longa e completa, que também mostra as imagens da sala de controlo central da prisão quanto tudo aconteceu, e desta vez com som.
No vídeo, transmitido pelo programa "Primero Noticias Televisiva", ouve-se o barulho dos golpes de martelo na cela do traficante, minutos antes da fuga.
Quando o prisioneiro entra no túnel, vê-se, alternadamente, a sala de controlo dos guardas no mesmo momento. Nenhum dos funcionários se mostrou preocupado com o desaparecimento instantâneo de El Chapo.
Vê-se ainda que os guardas apenas "repararam" no sucedido 25 minutos depois da fuga. As autoridades pensam que o traficante terá demorado 15 minutos a atravessar e sair do túnel.
O narcotraficante fugiu da prisão de máxima segurança mexicana, em julho passado, através de um túnel com mais de um quilómetro de comprimento e 10 metros de profundidade.
Segundo o jornal espanhol "El País", até agora foram presas mais de 30 pessoas relacionadas com este caso, incluindo funcionários com cargos importantes da prisão.