Guerra em Gaza já matou mais de mil palestinianos, dos quais 108 só esta quarta-feira
Mais de 100 pessoas foram mortas, esta quarta-feira, na Faixa de Gaza pelos ataques israelitas, informaram fontes médicas, o que eleva o total de palestinianos mortos nos 23 dias da ofensiva de Israel para 1.359.
Corpo do artigo
Antes, um ataque a uma escola da Organização das Nações Unidas matou 16 pessoas, desencadeando a fúria do secretário-geral da ONU, bem como da agência da organização para os refugiados palestinianos.
Outro ataque a uma casa em Tuffah, a nordeste da Cidade de Gaza, matou sete membros da mesma família, entre os quais quatro crianças e uma mulher, enquanto, na cidade de Khan Yunis, a sul da Faixa de Gaza, outro ataque matou 10 membros da mesma família, incluindo uma criança, e um segundo causou a morte a sete membros da mesma família.
Ao fim do dia, os médicos retiraram os corpos de sete pessoas dos escombros de uma casa em Khan Yunis.
Até agora, os ataques israelitas já causaram 1.359 mortos palestinianos, dos quais 108 só esta quarta-feira, a que se somaram os 20 corpos recuperados de edifícios destruídos.
Mais de 7.200 foram feridos desde o início da ofensiva israelita, que começou com uma intensa campanha aérea, em 08 de julho, e expandiu-se com o envio de tropas terrestres para a periferia de Gaza em 17 de julho.
Informação libertada pela agência da ONU para os assuntos humanitários (OCHA, na sigla em Inglês) ao meio.dia de hoje (13:00 de Lisboa) aponta para 1.118 mortos palestinianos, dos quais pelo menos 827 eram civis, entre os quais estão 243 crianças. Dos 6.233 feridos, 1.949 são crianças.
A OCHA informou ainda a existência de 240 mil palestinianos deslocados pela violência, de um total de 1,8 milhões que povoam o estreito enclave palestiniano. Daquele total, a agência da ONU para os refugiados palestinianos acolhe mais de 200 mil em 85 dos seus centros de acolhimento; os restantes estão com familiares ou amigos.
Do lado israelita, fonte militar disse que foram hoje mortos mais três soldados e a comunicação social noticiou outros 15 feridos.
O conflito custou a vida a 56 militares israelitas, todos mortos desde o início da operação terrestre, havendo ainda a registar a morte de dois civis israelita e um tailandês, atingidos por foguetes disparados de Gaza.
Os militares israelitas informaram que já atacaram cerca de 4.100 alvos na Faixa de Gaza, que os militantes palestinianos dispararam mais de 2.670 foguetes, dos quais 2,102 atingiram Israel e outros 513 foram abatidos pelo seu sistema de defesa antimíssil.