Partido liderado por Keir Starmer varreu do poder os agastados tories e venceu as legislativas com a eleição de 410 deputados, numa vitória estrondosa para o “Labour”.
Corpo do artigo
Os britânicos votaram hoje num escrutínio parlamentar que devolveu, 14 anos depois, o poder ao Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer. Segundo as projeções divulgadas às 22 horas, o partido de centro-esquerda destronou os conservadores com uma vitória esmagadora, traduzida em 410 mandatos (de um total de 650 assentos na Câmara dos Comuns), por um eleitorado que impôs uma mudança de rumo na governação do reino. Starmer, de 61 anos, ex-advogado de direitos humanos, será o próximo primeiro-ministro, retirando com estrondo Rishi Sunak do número 10 de Downing Street, que governou durante menos de dois anos.
Esta noite, e quando ainda eram conhecidas apenas as primeiras projeções, divulgadas pela BBC, o Partido Trabalhista conseguia eleger 410 deputados (necessitava de 326 para a maioria parlamentar), numa ascensão meteórica face aos 203 conquistados nas legislativas de 2019.