Tom Moore, um veterano da II Guerra Mundial, de 99 anos, conseguiu angariar quase seis milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde britânico, através de um desafio: propôs-se dar 100 voltas ao jardim.
Corpo do artigo
Vai fazer 100 anos no final do mês e começou na quinta-feira o desafio de dar 100 voltas ao jardim, 10 voltas por dia, para angariar dinheiro para ajudar os hospitais e os profissionais de saúde britânicos.
O objetivo inicial era de conseguir juntar pouco mais de mil euros, mas o capitão, que serviu na Índia e em Myanmar tornou-se uma fonte de inspiração, elogiada por diversas figuras públicas.
Esta quarta-feira, o fundo criado chegou às cinco milhões de libras (quase seis milhões de euros).
1250344015582511104
O desafio ainda está em curso e o antigo capitão prevê terminar as 100 voltas esta quinta-feira.
"Nunca imaginei algo assim, mas estou muito satisfeito e espero que isto continue porque os serviços que recebi de todos esses médicos e enfermeiras foram absolutamente extraordinários", disse à BBC.
Tom Moore, que vive em Bedfordshire (a uma hora de Londres), foi engenheiro antes de se alistar para combater na II Guerra Mundial, superou um cancro e foi operado à anca.
"Deixou toda a nação orgulhosa", escreveu a página "Just Giving", no Twitter, onde admitiu que tiveram de criar soluções para dar resposta a todos os interessados em apoiar a causa.
1250344909376065536