O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky chegou este sábado a Roma e vai encontrar-se com o Papa Francisco e líderes italianos, anunciou o Vaticano.
Corpo do artigo
Zelensky vai ter encontros com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que tem proporcionado ajuda militar à Ucrânia, e com o presidente, Sergio Mattarella.
"Uma importante visita para a vitória de Ucrânia", escreveu o presidente ucraniano nas redes sociais.
Today in Rome. I'm meeting with President of Italy Sergio Mattarella, Prime Minister of Italy @GiorgiaMeloni and the Pope @Pontifex. An important visit for approaching victory of Ukraine!
- Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 13, 2023
A agenda exata de Zelensky não foi divulgada, por razões de segurança. O Vaticano apenas confirmou uma reunião papal pouco antes da chegada a Roma do presidente ucraniano.
A televisão estatal italiana noticiou que, no âmbito das medidas de segurança, foi aberta uma zona de exclusão aérea nos céus italianos e atiradores de elite da polícia foram colocados estrategicamente em edifícios altos.
Meloni encontrou-se com Zelensky em Kiev, pouco antes do aniversário da invasão russa em grande escala, em 24 de fevereiro de 2022.
Francisco, que tem apelado para a paz, encontrou-se pela última vez com o líder ucraniano em 2020. O pontífice menciona frequentemente o "martirizado" povo da Ucrânia, nas suas palavras.
No final de abril, ao viajar de regresso a Roma após uma viagem à Hungria, Francisco disso aos jornalistas que o Vaticano estava envolvido numa missão de paz, mas não deu detalhes.
Nem a Rússia, nem a Ucrânia confirmaram qualquer iniciativa.