As autoridades holandesas anunciaram. Esta terça-feira, que desde quinta-feira foram interceptados no porto de Roterdão 19 contentores provenientes do Japão com vestígios de radioactividade, cinco dos quais acima dos níveis autorizados.
Corpo do artigo
"Interceptamos 19 contentores radioactivos", declarou à agência noticiosa francesa AFP Marian Bestelink, uma porta-voz das autoridades sanitárias holandesas (nVWA), adiantando que "catorze já foram devolvidos pois o nível de radioactividade estava bem abaixo da norma autorizada", que é de quatro becquerel por centímetro quadrado, disse.
"Os outros cinco foram postos de lado porque em alguns pontos revelavam uma contaminação acima do nível permitido", precisou a nVWA num comunicado.
Um dos cinco contentores, que foi completamente limpo, tinha uma taxa de radioactividade média de seis bq/cm2. A taxa de contaminação dos quatro restantes ainda não foi determinada com precisão.
A União Europeia decidiu a 15 de abril reforçar os controlos de radioactividade nos navios com origem no Japão, após o desastre nuclear que se seguiu ao sismo e tsunami de 11 de Março.
"A radioactividade dos contentores provenientes do Japão será controlada enquanto for necessário", adiantou a nVWA.