Um homem de 42 anos foi detido por alegada tentativa de tráfico de 30 pessoas, encontradas na sua residência, nos arredores da cidade de Nampula, norte de Moçambique.
Corpo do artigo
Segundo o porta-voz da polícia moçambicana na província de Nampula, Inácio Dina, interrogado sobre a presença de 30 pessoas na sua residência, o suspeito afirmou que terá recrutado as supostas vítimas no distrito de Mecuburi, alegadamente para serem contratadas num projecto agro-pecuário de um cidadão tanzaniano, mas não conseguiu indicar o pretenso patrão.
O porta-voz da polícia em Nampula disse ainda que as autoridades neutralizaram um outro esquema de alegado tráfico de seres humanos no último dia 21, ao interceptarem 12 paquistaneses em situação ilegal no Aeroporto Internacional de Nampula, provenientes do Quénia.
A província de Nampula é um dos maiores corredores de passagem de emigrantes ilegais, a maioria dos quais está em trânsito para a África do Sul, o país com a economia mais próspera de África e que partilha uma extensa linha de fronteira com Moçambique.