A Polícia espanhola está em contacto com as autoridades portuguesas para encontrar o homem que é suspeito de matar a mulher com golpes na cabeça, em Baiona, Espanha, na madrugada de sexta-feira.
Corpo do artigo
Humberto González Rodríguez, conhecido como "Grilo", é o principal suspeito da morte de Estela Blach Silba, de 36 anos, no lugar de As Ínsuas, em Belesar, Baiona.
A mulher foi encontrada morta, na madrugada de sexta-feira, junto à casa do suspeito, com "vários golpes na cara e noutras zonas da cabeça", relata o jornal galego "Faro de Vigo". As marcas do corpo, revela a autópsia, mostram que a vítima tentou defender-se do agressor, que tinha uma ordem de afastamento por violência doméstica. Desde 30 de abril que Humberto não podia aproximar-se da vítima. Foi ele quem chamou os serviços de emergência, na sexta-feira de madrugada, e pediu que socorressem a companheira.
À chegada dos meios de socorro, Humberto contou que tinha ouvido os cães a ladrar e que tinha encontrado Estela ferida. Sentou-a numa cadeira e cobriu-a. Assim que os técnicos confirmaram que a mulher estava morta, o suspeito saiu do local apressadamente a pé, antes da chegada da Guardia Civil.
Em fuga desde então, as autoridades espanholas acreditam que possa ter atravessado a fronteira e possa estar em Portugal, motivo pelo qual solicitaram a colaboração das forças de segurança portuguesas.
Estela era vítima de violência doméstica, atestam os documentos oficiais citados pela Imprensa espanhola. A situação era também do conhecimento de amigos e familiares que lutariam há meses para a afastar do suspeito crime.
O homicídio motivou a realização de uma manifestação contra a violência machista.
Os moradores da aldeia onde aconteceu o homicídio estão consternados com o caso, mais um, já que há um ano e nove meses uma outra mulher foi ali assassinada, à frente dos filhos, relembra o jornal espanhol.