O homem que conseguiu entrar na Casa Branca, em setembro, declarou-se culpado, diante de uma juíza em Washington, de intrusão num edifício protegido na posse de uma arma perigosa.
Corpo do artigo
A 19 de setembro de 2014, o antigo militar, de 43 anos, conseguiu entrar pela porta principal da Casa Branca, introduzindo-se no piso térreo e percorrendo várias salas até ser detido no Salão Leste. Na altura, transportava uma faca dobrável no bolso e tinha várias munições no interior da viatura, que estava estacionada nas proximidades.
Esta sexta-feira, Omar Gonzalez foi presente à juíza federal Rosemary Collyer sob a acusação de "intrusão ilegal num edifício protegido, enquanto transportava uma arma mortal ou perigosa", bem como de "agressão" aos agentes dos serviços secretos responsáveis pela vigilância da Casa Branca.
Segundo o documento, a que a agência AFP teve acesso, Omar Gonzalez arrisca entre 12 e 18 meses de prisão e uma multa entre 3 mil e 30 mil dólares.
A pena é conhecida a 8 de junho. Omar Gonzalez ficará a aguardar a sentença em prisão preventiva.
Barack Obama e a família tinham saído há pouco tempo da Casa Branca, mas o incidente acabou por dar origem a críticas às falhas no sistema de segurança do presidente, provocando a abertura de uma investigação e a demissão do diretor dos Serviços Secretos.