Homens armados sequestram 14 funcionários da Polícia de Chiapas e esquadra é atacada
Pelo menos catorze funcionários administrativos da Polícia do estado mexicano de Chiapas foram sequestrado, na terça-feira, por homens armados e um ataque, à noite, com uma granada causou danos nas instalações da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Cidadã do Estado (SSPPCE).
Corpo do artigo
Os acontecimentos não estarão diretamente associados, porque as localidades alvo daqueles atos distam cerca de 340 quilómetros de distância, mas ocorrem num contexto de violência crónica naquele estado do Sul do México.
O sequestro dos funcionários ocorreu num troço de 35 quilómetros da estrada que liga o município de Ocozocoautla a Tuxtla Gutiérrez, a capital de Chiapas, a mais de 700 quilómetros a sudoeste da capital do país.
Forças estaduais e federais lançaram "uma operação de busca e localização de 14 homens membros desta instituição policial que foram privados de liberdade por pessoas armadas", informou o governo estadual.
O Ministério Público de Chiapas acrescentou, por seu lado, que está a investigar a origem e a autenticidade de "diversos materiais de vídeo e fotográficos" que circulam nas redes sociais e nos meios de informação locais, nos quais é mostrado o aparente momento do sequestro.
Nas imagens, é possível ver vários indivíduos com espingardas de assalto e coletes à prova de balas ao lado de pelo menos três camionetas que bloqueiam a passagem numa estrada.
Segundo o jornal “Reforma”, os homens armados pararam o veículo que transportava os funcionários, retiraram-lhes os telemóveis e ordenaram que se deitassem no chão.
O grupo levou os homens enquanto deixou para trás um número indeterminado de mulheres, também funcionárias da Polícia, de acordo com a versão do jornal.
Agentes da Polícia daquela secretaria de segurança estadual e elementos da Guarda Nacional, da Secretaria de Defesa Nacional e da Polícia de Investigação da Procuradoria Geral do Estado lançaram um forte dispositivo no terreno, informa o diário “El Sol do México”.
Em Ocozocoautla, os confrontos entre criminosos e forças de segurança têm-se multiplicado. A região é rota de migrantes e de tráfico de drogas.
Ataque à granada em Tapachula
Na noite de terça-feira, instalações da SSPPCE em Tapachula, também em Chiapas, foram atacadas com uma granada de fabrico aparentemente caseiro, segundo o “Sol do México”, não havendo notícias de pessoas feridas.
A Polícia persegue uma moto ocupada por dois indivíduos, um dos quais se teria apeado junto da esquadra e arremessado o engenho para o interior das instalações, pondo-se depois em fuga.
De acordo com o jornal, minutos antes da explosão, tinha saído uma coluna de viaturas do dispositivo Fronteira Sul Segura, para percorrer as ruas de Tapachula.
O México regista mais de 350 mil assassinatos e cerca de 110 mil desaparecidos, a maioria atribuída às organizações criminosas, desde o início de uma polêmica ofensiva militar antidrogas em dezembro de 2006.