
O governo venezuelano divulgou, esta sexta-feira, as primeiras fotografias do presidente Hugo Chávez desde que foi operado a um cancro há dois meses em Cuba, mostrando-o sorridente, mas entubado numa cama de hospital.
Nas fotografias, Hugo Chávez está ladeado pelas suas duas filhas e segura nas mãos a edição de quinta-feira do jornal oficial cubano Granma.
É a primeira vez que os venezuelanos veem o seu presidente desde que este saiu do país para ser operado, o que abriu caminho a muitas especulações sobre o estado de saúde de Chávez, que não foi visto desde então.
O ministro da Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, afirmou que a infeção respiratória que afetou Chávez no pós-operatório foi controlada "mas persiste um certo grau de insuficiência" respiratória, o que obrigou a que lhe fosse colocada uma cânula traqueal, impedindo-o para já de falar.
Villegas salientou que o presidente se mantém "consciente, na plenitude das suas funções intelectuais, em estreita comunicação com a sua equipa governamental e à frente das tarefas fundamentais inerentes ao seu cargo".
"A equipa médica trata energicamente a doença de base, que não está isenta de complicações", ressalvou, aludindo ao cancro que o levou a ser operado quatro vezes desde junho de 2012, e do qual apenas se sabe que afeta a zona pélvica.
