O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, anunciou, esta terça-feira de manhã, que o suspeito detido pela autoria do ataque de Berlim negou as acusações.
Corpo do artigo
5562380
O suspeito negou qualquer ligação ao ataque, revelou o ministro alemão do Interior, numa conferência de imprensa esta manhã, onde confirmou que o detido é originário do Paquistão e que chegou à Alemanha a 31 de dezembro de 2015. Instalou-se em Berlim em fevereiro.
Esta manhã, um jornal alemão identificou o alegado autor do "atentado terrorista" como "Naved B", um cidadão paquistanês de 23 anos. O suspeito nascido a 1 de janeiro de 1993, revelava o "Die Welt", terá sido detido a cerca de dois quilómetros do local do ataque, depois de ter sido perseguido por uma testemunha.
5561438
Camião roubado
Segundo as primeiras investigações policiais, Naved terá roubado o camião a um condutor polaco, que será a vítima mortal encontrada dentro do veículo após o ataque. O homem terá sido morto a tiro pelo autor do atentado.
5562236
Um primo do condutor polaco do camião afirma que este estaria a transportar vigas metálicas a partir de Itália e que teria de fazer uma pausa na viagem em Berlim, mas que não teve notícias dele desde segunda-feira de manhã.
Durante a noite, revela a BBC, as forças especiais alemãs terão invadido instalações no aeroporto de Tempelhof, onde o suspeito terá vivido enquanto refugiado. Não foram feitas detenções nesta operação.
Ministro do Interior alemão classifica ataque como "atentado"
O ministro do Interior alemão classificou como "atentado" o ataque de segunda-feira contra um mercado de Natal em Berlim.
"Pouco importa o que vamos ficar a saber sobre as motivações e o móbil do atacante, não devemos deixar que sequestrem o nosso modo de vida, baseado na liberdade", declarou Thomas de Maizière em comunicado, acrescentando que "os mercados de Natal e as concentrações de pessoas devem continuar (...) com medidas de segurança adequadas".