Ignorar semáforos e contramão: Teslas autónomos investigados por violarem regras de trânsito
A Tesla está a ser alvo de investigações nos EUA após relatos de carros autónomos violarem as regras de trânsito, incluindo casos de condução em contramão e passagem em sinais vermelhos. Estima-se que 2,9 milhões de viaturas serão investigadas.
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O regulador do sistema automóvel norte-americano abriu uma investigação ao sistema de condução Full Self-Driving (FSD) da empresa de Elon Musk. De acordo com o relatório da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA), há registo de seis acidentes causados por carros que não pararam ou avançaram mesmo perante semáforos vermelhos. Quatro dos incidentes resultaram em feridos. Segundo os dados, o desrespeito pelo sinal vermelho repetiu-se num cruzamento específico do estado de Maryland, situação que a Tesla já terá corrigido.
Outro ponto que a entidade pretende avaliar são os relatos de carros que invadem faixas em sentido contrário, durante ou após uma curva, e que ultrapassam linhas contínuas duplas, ignorando a sinalização, sem que o condutor tenha tempo de intervir.
De acordo com a BBC, a Tesla já foi alvo de investigação aos mecanismos de bloqueio das portas após crianças terem ficado presas dentro de veículos do modelo Y e ao sistema Autopilot após acidentes mortais associados à utilização inadequada do software.
No seu site oficial, a NHTSA anunciou que irá analisar "a extensão, frequência e as possíveis consequências" das manobras executadas pelos carros autónomos que "constituem infrações".
O gabinete da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário esclareceu ainda que a Tesla descreve o FSD como um sistema de automatização parcial de nível 2, que exige um condutor atento em todos os momentos, pronto para intervir, segundo a classificação da SAE, entidade que define padrões para a indústria automóvel. O sistema de classificação da SAE possui seis níveis, começando no 0, para veículos sem qualquer tipo de automatização. O nível mais elevado é o 5, que corresponde à automatização total, em que o veículo não necessita de condutor e pode operar em qualquer ambiente e condição.