Os jornais de Barcelona alertam hoje nos seus editoriais que uma declaração unilateral de independência levaria a Catalunha a um retrocesso e defendem que devem ser aproveitadas as ofertas de mediação para evitar o choque com o Estado espanhol.
Corpo do artigo
8821728
O El Periódico abre a sua edição com um editorial na capa intitulado "Pela Catalunha, eleições", no qual assegura que a declaração unilateral de independência (DUI) não teria "apoio legal nem legitimidade democrática" e que, além disso, levaria "à liquidação total ou parcial da autonomia catalã, com efeitos imprevisíveis".
"Apenas umas eleições imediatas podem evitar a catástrofe, salvaguardar o governo [catalão] e verificar o verdadeiro apoio social ao independentismo", considera o El Periódico.
Nesse sentido, propõe que os partidos, quer sejam a favor ou contra a independência, apresentem nos respetivos programas uma síntese de propostas eleitorais para negociar a posteriori, "que nem precisariam sequer das incertas tentativas de mediação que proliferam nestes dias cruciais".
Por seu lado, o La Vanguardia publica hoje um único editorial, sob o título "A DUI seria um tremendo erro", pois, no seu entender, "acarretaria efeitos potencialmente desastrosos para a Catalunha", porque conduziria a "efeitos económicos e sociais que têm sido sistemática ou irresponsavelmente ocultados ou minimizados" pela soberania espanhola.
Depois de assinalar que a utilização do artigo 155 da Constituição não contribuiria para resolver os problemas do encaixe da Catalunha na Espanha, o jornal defende uma fase de negociação antes de "medidas drásticas" e aponta as ofertas de mediação que surgiram nos últimos dias, vindas de diversos quadrantes e instituições.
O diário em catalão ARA publica um editorial com o título "A hora da mediação para evitar um choque" no qual recorre a uma frase do líder do Partido Popular Europeu, Manfred Weber, que na quarta-feira pediu a todas as partes que se sentem juntas para "um diálogo pacífico e não uma escalada de tensão".
Para este jornal, o "choque parece inevitável e, por isso, seria importante que alguém de fora e com prestígio tentasse desenhar um território neutro onde pudesse decorrer uma negociação".
Pelo seu lado, o El Punt Avui intitula o seu editorial com "Puigdemont aponta o caminho ao rei" e realça que, na sua declaração de quarta-feira, o presidente catalão manteve o "seu compromisso assumido para com os catalães de manter-se firme no caminho até à soberania, mas também reiterou a oferta de diálogo para resolver a relação da Catalunha com a Espanha".
"Agora estão a aparecer uma avalancha de ofertas de intermediação. Acolher esta via é uma saída razoável", indica o diário, lamentando que, "por desgraça, não parece que o Governo de Espanha queira aproveitar".