Dois incêndios que deflagraram esta segunda-feira em Espanha, na Corunha, na Galiza, e em Cádis, na Andaluzia, obrigaram à retirada de pessoas das suas habitações e de hotéis onde estavam hospedados.
Corpo do artigo
Em Tarifa (Cádis), na Andaluzia, um incêndio obrigou à retirada "em tempo recorde" de mais de 5.000 veículos e de um número significativo de pessoas dos inúmeros hotéis, acampamentos e bares de praia localizados nesta zona turística da cidade.
Na mesma região está em vigor o encerramento dos quilómetros 71 a 80 da autoestrada N-340, a única via de comunicação nesta parte da costa de Cádis, noticiou a agência Efe.
O incêndio teve início às 16.13 horas (15.13 em Lisboa), quando uma autocaravana se incendiou perto do acampamento de La Torre, por causas ainda desconhecidas.
Um novo incêndio florestal no município de Ponteceso (Corunha), na Galiza, obrigou à evacuação das freguesias de Corme Aldea e Guxín nas últimas horas.
Para este incêndio, que se encontra no nível de emergência 2 devido à sua proximidade com aglomerados populacionais, foi mobilizada a Unidade Militar de Emergência (UEM).
O incêndio naquela freguesia teve início às 14.12 (13.12 em Lisboa) e, de acordo com as mais recentes estimativas da Conselharia Regional do Meio Rural, afetava uma área superior a 20 hectares.
Para além das evacuações, foram realizados encerramentos de estradas para combater o incêndio, e a Xunta (governo regional) apontou para a natureza intencional do fogo.
Já o incêndio florestal que assola a região de Obanos, em Navarra, na fronteira com França, foi controlado graças ao trabalho de várias equipas de terra e ar, embora uma equipa de bombeiros permaneça no local hoje à noite para extinguir o incêndio.
Os centros urbanos próximos do incêndio que afeta as zonas de Muruzábal, Enériz, Añorbe e Obanos não foram atingidos pelo fogo, que começou às 11:51 (10:51 em Lisboa) na mesma zona que ardeu há três anos numa onda de incêndios florestais em Navarra.
O executivo local ativou hoje à tarde a Situação Operacional 2 do Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para incêndios florestais na Comunidade Autónoma de Navarra devido à situação do incêndio.
O incêndio afetou plantações de cereais e um pinhal. Brigadas florestais dos parques de Cordovilla, Estella, Tafalla e Sangüesa, assim como a Brigada de Incêndios Florestais de Heliborne (BHIF), participaram nos esforços de extinção.
Foram ainda mobilizados dois helicópteros do Governo de Navarra, dois do Ministério dos Recursos Naturais (Miteco) e um avião de carga sediado em Agoncillo (La Rioja).
Também em Navarra, o incêndio florestal que deflagrou hoje no concelho de Artajona foi estabilizado e a estrada NA-132 foi reaberta, depois de ter estado encerrada durante a tarde devido ao fumo.
O incêndio teve início por volta das 19:36 (18:36 em Lisboa), ao quilómetro 18,7 da estrada NA-6020, afetando terrenos agrícolas de sequeiro e de regadio, bem como áreas florestais.