Os resultados das primárias democratas no Estado do Iowa vão ser divulgados mais tarde, ainda durante o dia de hoje. O Partido Democrata está a verificar os dados manualmente.
Corpo do artigo
A primeira eleição das primárias para designar o candidato democrata, que vai defrontar o republicano Donald Trump nas presidenciais norte-americanas, ficou marcada pela incapacidade da organização em divulgar resultados.
Cinco horas depois do início da votação, o Partido Democrata continuava sem divulgar os resultados, com a organização a falar de "incoerências na compilação" e na necessidade de garantir "dados fidedignos", desmentindo qualquer irregularidade.
Este dia marca o início do fim para Donald Trump
"Quando os resultados forem anunciados, tenho a impressão de que vamos assistir a um grande, grande êxito, aqui no Iowa", afirmou o senador Bernie Sanders, favorito nas sondagens no primeiro Estado a votar nas primárias do Partido Democrata. "Este dia marca o início do fim para Donald Trump", sublinhou.
O antigo vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden, que lidera as intenções de voto a nível nacional há meses, mostrou-se mais prudente, ao falar uma votação muito cerrada. "A aplicação que devia transmitir os resultados do 'caucus' [comício político para escolher o candidato que receberá apoio na convenção partidária] ao partido não funcionou", protestou a equipa de Biden, numa carta aos organizadores, exigindo explicações.
Os partidos Democrata e Republicano começam o longo processo de escolha dos respetivos candidatos às presidenciais de novembro nos Estados Unidos, com a realização das primárias no estado do Iowa.
O "caucus" do Iowa vai revelar os primeiros indicadores sobre quem serão os candidatos dos dois principais partidos na corrida presidencial marcada para exatamente nove meses mais tarde, em 3 de novembro. Distribuídos por cerca de duas mil mesas, de braço no ar, os eleitores de ambos os partidos escolherão os delegados dos 99 concelhos do estado do Iowa, depois de terem debatido as qualidades e os deméritos de cada candidato.