A Indonésia, o país atualmente mais afetado pela covid-19 no sudeste asiático, registou este domingo um novo recorde diário de contágios com mais de 21 mil novos casos, numa altura em que os hospitais estão sobrecarregados.
Corpo do artigo
No total, a Indonésia contabilizou, desde o início da pandemia, mais de 2,1 milhões de casos e 57.138 mortes. Mas, os números reais estimam-se muito maiores devido ao baixo número de testes realizados.
O número de contágios aumentou no país nas últimas semanas, após viagens feitas por milhões de pessoas, em maio, para se juntarem aos seus familiares no final do mês de jejum muçulmano do Ramadão.
Ao mesmo tempo, as autoridades identificaram a presença de novas variantes do vírus.
"Prevíamos um aumento no número de casos", disse a porta-voz da equipa responsável pelo combate à covid-19, Siti Nadia Tarmizi, acrescentando que o pico é esperado nas próximas duas ou três semanas.
O governo indonésio, frequentemente acusado de responder de forma inadequada à pandemia, decidiu restringir temporariamente as viagens, mas sem impor bloqueios rígidos.
O país pretende vacinar mais de 180 milhões dos seus 270 milhões de habitantes até ao início do próximo ano, mas atualmente apenas 5% da população está vacinada.
No sábado, o governo anunciou ter atingido a sua meta de vacinar mais de um milhão de pessoas num dia.