Influenciador que exibia carros e vida de luxo no Instagram condenado a 11 anos de prisão
Hushpuppi, cujo nome verdadeiro é Ramon Abbas, foi condenado a 11 anos de prisão nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro e fraude na internet. O influenciador nigeriano admitiu ter tentado roubar mais de 1,1 milhões de euros a um investidor que queria construir uma nova escola infantil no Catar.
Corpo do artigo
Ramon Abbas tornou-se famoso por exibir um estilo de vida luxuoso para mais de 2,8 milhões de seguidores no Instagram. No entanto, tudo acabou quando foi preso no Dubai, em 2020.
12399460
De acordo com um comunicado feito por Don Always, do FBI em Los Angeles, o influenciador nigeriano ficou conhecido como "um dos lavadores de dinheiro mais prolíficos do mundo".
Always disse ainda que Ramon Abbas terá utilizado as suas redes sociais, para ganhar notoriedade e gabar-se da imensa riqueza que adquiriu "realizando golpes de e-mail com burlas, assaltos a bancos online e outras fraudes cibernéticas que arruinaram financeiramente dezenas de vítimas e forneceram assistência ao regime norte-coreano".
Em 2019, ajudou a lavar cerca de 14,7 milhões de euros roubados por hackers norte-coreanos de um banco em Malta, canalizando o dinheiro através de bancos na Roménia e na Bulgária, segundo avança a BBC. Além disso, admitiu ter tentado roubar mais de 1,1 milhões de euros a um investidor que queria financiar uma nova escola infantil no Catar.
Na sentença desta segunda-feira, o nigeriano foi condenado a 135 meses de prisão federal e condenado a pagar 922 mil euros em restituição ao escritório de advocacia e 809 mil euros em restituição à vítima no Catar.