Instagram impediu pesquisa sobre "democrata" e "liberal" após tomada de posse de Trump
O Instagram impediu alguns utilizadores de pesquisarem por termos como "democrata", "liberal" e "6 de janeiro". A Meta, dona desta rede social, disse à BBC que já estar a trabalhar numa solução. Os constrangimentos aconteceram um dia depois de o republicano Donald Trump tomar posse como presidente dos EUA.
Corpo do artigo
Alguns utilizadores do Instagram deram conta de que a rede social impedia a pesquisa por termos como "democrata", "liberal" e "6 de janeiro", classificando-os como "conteúdo sensível". "Escondemos estes resultados", lê-se nas capturas de ecrã partilhadas pelos internautas. Pelo contrário, a pesquisa por "republicano" não apresentou qualquer constrangimento. A Meta, dona desta rede social, disse à BBC que "tem conhecimento do erro", que aconteceu em vários países, e que está a "trabalhar rapidamente" para o resolver.
De acordo com a estação britânica, os utilizadores estão a acusar a empresa de parcialidade política, associando este episódio à presença de Mark Zuckerberg, diretor-executivo da Meta, na tomada de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Erros como este podem transformar-se em acusações de partidarismo", disse Matt Navarra, especialista em redes sociais, em declarações à BBC. "Se estes problemas não forem resolvidos rapidamente, [a Meta] corre o risco de alimentar teorias da conspiração", rematou.