O chefe do Exército iraniano, Abdulrahim Mousavi, anunciou, esta sexta-feira, que as autoridades estão a investigar a dimensão do alegado ataque de drones realizado por Israel contra a cidade de Isfahan.
Corpo do artigo
"Especialistas estão a investigar a extensão do ataque e apresentarão um relatório assim que tiverem resultados", garantiu Mousavi, que destacou que os sistemas de defesa aérea derrubaram "objetos suspeitos" sobre Isfahan e que não houve vítimas.
"As explosões no céu sobre Isfahan estiveram relacionadas com o disparo de sistemas de defesa antiaérea contra objetos suspeitos que não causaram vítimas ou danos", insistiu o chefe do Exército iraniano.
Também o comandante das forças terrestres do Irão, Kiomarz Heidari, destacou a resposta, que classificou como "inteligente", a este ataque. "Se houver objetos suspeitos nos céus do país, serão atacados pelos nossos poderosos sistemas de defesa", assegurou Heidari, acrescentando que Teerão "está preparado para uma resposta esmagadora e decisiva a qualquer ameaça".
Presidente iraniano não fala do ataque
O presidente iraniano, Ebrahim Raissi, falou hoje sobre a situação no Médio Oriente, mas sem referir as explosões registadas algumas horas antes no centro do país, que Teerão não relacionou com as tensões com Israel.
Dirigindo-se a várias centenas de pessoas na cidade de Damghan, no nordeste do Irão, Raissi falou brevemente sobre a situação internacional no Médio Oriente, após os ataques iranianos sem precedentes contra Israel em 13 de abril.
A operação "refletiu a nossa autoridade, a vontade férrea do nosso povo e a nossa unidade", declarou Raissi, citado pela agência francesa AFP. "Todos os setores da população e todas as tendências políticas concordam que a operação reforçou a força e a autoridade da República Islâmica", referiu.
Raissi não fez qualquer referência às explosões que se ouviram perto da cidade de Isfahan, no centro do país, e que os meios de comunicação social citaram como sendo um ataque israelita.
Iraque detetou passagem de "objetos estranhos" em direção ao Irão
O Iraque detetou a passagem de objetos no espaço aéreo iraquiano em direção ao Irão, disse hoje uma fonte oficial de Bagdade, enquanto persiste a confusão sobre explosões ocorridas numa cidade iraniana.
Os radares iraquianos "detetaram a passagem de objetos estranhos no espaço aéreo iraquiano às primeiras horas de hoje em direção ao Irão", disse um coronel do Ministério do Interior do Iraque à agência espanhola EFE. O mesmo oficial, que pediu para não ser identificado, acrescentou que "não foi registado nenhum ataque dentro do território iraquiano".