O Irão cortou o fornecimento de petróleo a Espanha e à Grécia, noticiou a televisão iraniana em língua inglesa Press TV, citando fontes não identificadas.
Corpo do artigo
"Teerão cortou o fornecimento de petróleo a Espanha, depois de suspender as exportações para a Grécia, no âmbito das suas medidas contra as sanções" da União Europeia ao sector petrolífero iraniano, noticiou a televisão.
Segundo as mesmas fontes, o governo iraniano está "a estudar se corta também o fornecimento de petróleo à Alemanha e à Itália".
Os países da UE decidiram a 24 de janeiro impor um embargo petrolífero gradual ao Irão e sanções ao seu banco central para limitar o financiamento do programa nuclear iraniano.
Em resposta, o Irão anunciou em meados de fevereiro suspender as vendas de petróleo a França e ao Reino Unido, que importavam muito pouca quantidade.
Espanha e Grécia, pelo contrário, são grandes importadores de petróleo iraniano. Em 2011, Espanha comprou ao Irão cerca de 160 mil barris/dia, que representaram 12 por cento das importações totais, e a Grécia cerca de 100 mil barris/dia, ou um terço das importações totais, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).
A Itália é também um importador importante, com cerca de 180 mil barris/dia.