As autoridades iranianas asseguraram, esta quinta-feira, ter desmantelado uma operação de sabotagem contra a sua indústria de Defesa, atribuída aos serviços de informação israelitas, Mossad.
Corpo do artigo
Fontes do Ministério da Defesa do Irão afirmaram que, "durante os últimos meses, uma rede totalmente profissional planeava entregar peças defeituosas à cadeia de abastecimento para a produção de mísseis avançados, (...) com a cooperação de alguns elementos infiltrados".
As mesmas fontes do Ministério da Defesa explicam que os membros desta rede "caíram numa armadilha preparada pelas forças de segurança" do Irão, o que permitiu desmantelar o grupo.
De acordo com esta versão, a Mossad estava por detrás do plano, sendo acusada de "tentar vender as peças para converter os foguetes fabricados em dispositivos explosivos para danificar linhas industriais e ferir funcionários que trabalham nesta área".
"Apesar desta trama muito complicada arquitetada pelo inimigo sionista, a ação esteve sob supervisão dos serviços de informação desde o início e foi completamente neutralizada após a detenção dos seus agentes".
O anúncio deste desmantelamento da rede ocorreu poucas horas depois de o Ministério da Informação iraniano ter garantido o desmantelamento de várias "células terroristas e de sabotagem" alegadamente ligadas a Israel, operações realizadas nos últimos dias que teriam resultado na detenção de perto de 15 suspeitos.