Irão iniciou ataque contra Israel, que promete resposta: "Atingimos quem nos atinge"
O ataque do Irão a Israel está em curso. Foi disparada mais de uma centena de drones iranianos contra território israelita. As Forças de Defesa de Israel (IDF) publicaram na rede social X que estão "em alerta máximo". E a Reuters noticiou que também foram lançados mísseis de cruzeiro.
Corpo do artigo
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), Daniel Hagari, já confirmou, em conferência de imprensa, este sábado à noite, que o ataque de Irão a Israel está em curso. Os serviços de segurança de Israel estimam que os primeiros drones atinjam Israel às duas horas, meia-noite em Portugal. E o Irão já terá lançado uma terceira vaga de drones.
Citado pelo " Times of Israel", Daniel Hagari disse que foram disparados vários drones, que o Exército irá tentar intercetar, uma vez que ainda demorarão algumas horas a atingir território israelita. Só quando entrarem no espaço aéreo serão acionadas as sirenes de alerta de ataque.
A agência Reuters noticiou que, para além de drones, o Irão terá disparado mísseis de cruzeiro, que são mais rápidos a chegar ao alvo.
Comunicado fala em retaliação
Em comunicado, a Guarda Revolucionária do Irão confirmou o lançamento de drones dizendo tratar-se de retaliação após um ataque israelita que destruiu o consulado do Irão em Damasco, na Síria, em que morreram várias pessoas, segundo noticiou o "The Times".
Benjamin Netanyahu promete resposta
O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, publicou já um vídeo na rede social X assegurando que nos últimos anos, e sobretudo nas últimas semanas, Israel se preparou para a possibilidade de um ataque direto do Irão.
"Estamos preparados para qualquer cenário, seja à defesa como ao ataque. O Estado de Israel é forte, o exército é forte", afirmou, agradecendo aos EUA, ao Reino Unido e França, entre outros países. Deixou também um aviso em jeito de ameaça: "Atingimos quem nos atinge". E prometeu que Israel se vai defender.
Por sua vez, o Ministério dos Transportes israelita anunciou o encerramento do seu espaço aéreo a toda a aviação comercial a partir da meia noite e meia.
Biden reúne-se com os conselheiros
Entretanto, a Casa Branca anunciou que Joe Biden vai reunir-se com os seus principais conselheiros de segurança para acompanhar a situação no Médio Oriente. Estarão presentes o secretário da Defesa, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e o diretor da CIA, entre outros responsáveis.
A defesa da Jordânia, que decretou estado de emergência, veio já assegurar que está pronta para intercetar drones ou aeronaves iranianas que violem o seu espaço aéreo. Alguns já estarão a ser intercetados na Síria e na Jordânia.