O Irão não abandonará "nunca" o seu programa nuclear, mas continuará a cooperar com a Agência Internacional de Energia Atómica, afirmou hoje o enviado iraniano junto da organização.
Corpo do artigo
Teerão "não abandonará nunca os seus direitos legítimos" em matéria nuclear, mas, enquanto "país responsável", continuará a "respeitar as suas obrigações no quadro do Tratado de não proliferação nuclear", que passam pela supervisão das suas actividades pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), afirmou Ali Asghar Soltaniyeh citado pela agência oficial IRNA.
Estas declarações seguem-se à divulgação, na terça-feira, de um relatório da AIEA que alega, com base em informações "credíveis", que Teerão está a preparar uma arma atómica.
Soltaniyeh afirmou na terça-feira que o documento é uma "repetição de antigas alegações, que o Irão já provou não terem fundamento numa resposta precisa de 117 páginas", enviada há quatro anos à agência.
"O Irão provou que as alegações dos Estados Unidos não tinham fundamento e durante os últimos oito anos não houve qualquer prova de desvio de material nuclear para fins militares", sustentou.
