O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou este domingo que o país irá "reconstruir" as instalações nucleares que Israel e os Estados Unidos bombardearam em junho.
Corpo do artigo
"Destruir prédios (...) não nos fará recuar. Vamos reconstruir, e reconstruir ainda mais fortes", declarou o presidente iraniano durante uma visita à sede da Organização de Energia Atómica do Irão, em Teerão.
No dia 13 de junho, Israel lançou uma série de bombardeamentos surpresa contra o Irão, o que desencadeou um conflito de 12 dias, durante o qual os Estados Unidos também atacaram três importantes instalações nucleares iranianas.
Especificamente, o Exército dos EUA bombardeou a 22 de junho a instalação subterrânea de enriquecimento de urânio em Fordo, no sul de Teerão, assim como as instalações nucleares em Isfahan e Natanz, no centro do país.
O presidente americano, Donald Trump, afirma que as instalações foram "aniquiladas", embora a extensão exata dos danos seja desconhecida.
O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, afirmou em outubro que Trump está "a sonhar" se pensa ter destruído as instalações nucleares iranianas.
Em abril, o Irão e os Estados Unidos iniciaram negociações, mediadas por Omã, sobre o programa nuclear iraniano, uma fonte de tensão com os países ocidentais, mas que estão paralisadas desde o conflito de junho.
