A Comissão Europeia ativou, esta sexta-feira, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil a pedido de Itália, que solicitou à União Europeia máscaras protetoras para conter o surto de coronavírus no país, que já provocou 17 mortes.
Corpo do artigo
"Como Itália ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, pedindo máscaras protetoras, o Centro de Resposta de Emergência da UE está agora a trabalhar 24 horas e já fez pedidos a todos os Estados-membros para mobilizar a assistência solicitada", informou a porta-voz do executivo comunitário Dana Spinant, falando na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia, em Bruxelas.
11868321
Citando o comissário europeu para a gestão de crises, Janez Lenarcic, a porta-voz vincou na ocasião que "Itália faz parte da família" comunitária, pelo que Bruxelas vai "fazer tudo o que puder para ajudar".
"Estamos em permanente contacto com as autoridades de proteção civil italianas", adiantou Dana Spinant.
Uma atualização feita pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), refere que já existem 815 casos do novo coronavírus (Covid-19) na Europa. Entre estes, já se registaram 19 mortes, 17 das quais em Itália e duas em França.
11861263
O Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios. Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram.
Dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros encontram-se hospitalizados no Japão, um dos quais com confirmação de infeção e o outro por indícios relacionados com o novo coronavírus.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.